• Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • euReciclo

FAQ


     SUA PRODUÇÃO É ORGÂNICA?
    Nossa produção é Pós-Orgânica. Como produzimos somente em ambientes fechados, temos controle total do ambiente de cultivo das plantas, excedendo os padrões de cultivo da produção orgânica. Em ambientes controlados, além do controle de variáveis como temperatura ambiental e da água, umidade relativa, qualidade da água (usamos somente água filtrada e sem cloro), iluminação e entrada de insetos, não temos o risco de contaminar o alimento com água de chuva carregada de metais pesados vindos da poluição atmosférica. Também não usamos nenhum tipo de química nociva, pesticida ou herbicida em nossa produção, mesmos os aprovados para a produção orgânica. Desta forma, não contaminamos o alimento, sistemas de água nem a atmosfera.
     Nossa fazenda também é urbana, ficando dentro da cidade, perto dos consumidores. Isto significa que reduzimos a distância que o alimento precisa viajar entre a produção até sua casa, reduzindo assim nossa pegada de carbono e garantindo alimentos mais frescos para você e sua família.


     O QUE É PRODUÇÃO PÓS-ORGÂNICA?
    Apesar da produção orgânica não ser novidade - forma de produção antiga que foi revivida ao longo dos anos, melhorada e modernizada para suprir as necessidades das cadeias de distribuição - não é perfeita e sempre há espaço para melhoras.
     A produção pós-orgânica é uma nova forma de cultivo, que leva em consideração as preocupações da produção orgânica (menor impacto no meio ambiente, produtos de melhor qualidade, sem uso de pesticidas, fungicidas ou químicas nocivas) e leva estes conceitos além.
    Em nosso cultivo, usamos cerca de 95% menos água que uma produção tradicional, por que a água é filtrada e recirculante e por que não temos perdas por lixiviação. Não usamos pesticidas ou fungicidas. Não usamos nem fertilizantes na água. A água descartada sai do sistema mais limpa do que quando entrou.
    Através do uso de sistemas automatizados e sensores ambientais, somos capazes de monitorar e otimizar o crescimento de cada planta, e criar um ambiente ideal de acordo com as necessidades das plantas, produzindo o ano inteiro (afinal, comemos todos os dias) sem preocupação com variações climáticas e pestes.
Também produzimos dentro dos centros urbanos, diminuindo a pegada de carbono e o tempo que o alimento leva da fazenda até os pratos.
    Resumindo, produção pós-orgânica é o padrão do futuro para cultivos limpos, seguros, próximo do consumidor, com menor impacto ambiental e de forma transparente.


    SUA PRODUÇÃO É VEGANA?
    Sim! 100%. Na verdade, um produto para ser considerado vegano, “deve fornecer a garantia ao consumidor de que o desenvolvimento e fabricação não teve qualquer uso de animais ou suas partes”. Na Fazenda Urbana nós só usamos água filtrada e de-clorificada, fibra de coco esterilizada no vapor e sementes sem fungicidas. Isso significa que não usamos os fertilizantes aprovados para produção orgânica, como esterco, urina, sangue, pó de osso ou restos de peixe. Isso garante que os nossos microverdes, além de serem 100% veganos, não estejam contaminados por quaisquer hormônios ou antibióticos que possam estar presentes nestes fertilizantes orgânicos, evita os riscos de contaminação por e-coli e salmonella, e evita que o consumidor precise lavar os produtos com cloro.


     O PRODUTO É LAVADO?
   Não. Nosso cultivo e colheita são feitos em condições limpas, em ambientes esterilizados e com os nossos fazendeiros usando luvas, máscaras e toucas. Isso significa que não é preciso lavá-los. A maior parte das fazendas precisam lavar seus produtos já que os mesmos foram expostos a pesticidas, insetos, poeira, terra, animais domésticos circulando nas áreas de cultivo e outros contaminantes. A lavagem de vegetais normalmente é feita mergulhando os vegetais em um sistema recirculante de água que contém cloro, terra e insetos que se soltam das plantas, além de outros contaminantes que se dissolvem na água. Além de desagradável, este processo retira nutrientes das plantas e reduz o tempo de prateleira do produto.


    QUAL A DIFERENÇA ENTRE MIGHTYGREENS E FAZENDA URBANA?
   Fazenda Urbana é a empresa que desenvolve a tecnologia, as pesquisas e que constrói e opera as fazendas em ambiente controlado.
   MightyGreens é a marca de microverdes e cogumelos da Fazenda Urbana. Temos um roadmap de produtos e marcas sem pesticidas que pretendemos lançar em breve. Entre eles estão tomates, pimentões, morangos, babyleaf, ervas e flores comestíveis. Todos feitos seguindo os mesmos princípios dos nossos MightyGreens.


     PORQUE OS MIGHTYGREENS DA FAZENDA URBANA SÃO MAIS NUTRITIVOS?
    Nós colhemos cuidadosamente as plantas no estágio de microverdes, um estágio depois dos brotos. Este é o estágio das plantas em que elas tem maior valor nutricional - até 40 vezes mais que um vegetal adulto.
    As plantas em nosso sistema não precisam competir com outras plantas, ervas daninhas, insetos ou animais por nutrientes, espaço ou luz;
    Alimento Vivo: Nós não cortamos as plantas. Isso significa que as plantas permanecem vivas e mantém seu valor nutricional até o momento do consumo.
   Como produzimos em centros urbanos e as entregas para os pontos de vendas são feitas rapidamente e em transporte adequado pouco depois da colheita, isso significa que não há perda de valor nutricional no transporte, como acontece com fazendas tradicionais.
   O ambiente que fornecemos as plantas é sempre perfeito, com as condições ideais para elas crescerem e alcançarem todo seu potencial, independente do clima externo. Faça chuva ou faça sol, o ambiente para as plantas está sempre perfeito.


    QUAIS AS SEMENTES QUE VOCÊS USAM?
    Nós usamos somente sementes sem tratamento e com Termo de Conformidade. SEMPRE.


    VOCÊS USAM OGMs (GMOs)?
    Não. Todos nossos produtos são Non-GMO.


    SUAS FAZENDAS SÃO SEGURAS?
    Nossa produção é mais segura que cultivos tradicionais feitos na terra ou em estufas convencionais.
    Os motivos são muitos e incluem:

  • Seguimos um protocolo rigoroso que vai da escolha dos fornecedores, ao recebimento dos insumos e cobre também cada etapa da produção;

  • Não temos patógenos transmitidos pelo solo porque não há terra;

  • O risco de contaminação por metais pesados da poluição atmosférica trazido pelas chuvas é eliminado por que temos um sistema redundante de filtragem de água;

  • O risco de contaminantes advindos pelo ar é diminuído dramaticamente por que a estufa tem ambiente controlado, portas de acesso, cortinas de pvc e de ar, além de um sistema de filtragem;

  • Não temos animais circulando entre a produção - fazendo suas necessidades e contaminando o cultivo;

  • Nosso projeto modular permite esterilizar todo o sistema de cultivo a cada colheita, e antes de cada plantio;



    AFINAL, O QUE SÃO MICROVERDES?
    Microverdes ganharam popularidade como uma nova tendência culinária nos últimos anos. Apesar de pequenos no tamanho, microverdes podem prover sabores surpreendentemente intensos, cores vívidas, e texturas crocantes e podem ser servidos como uma guarnição comestível, como um novo ingrediente para a salada, ou usado em sanduíches, carnes, ovos, sucos, etc para dar mais sabor, mais cor e mais valor nutricional.
    Microverde é fase da planta quando as primeiras folhas se expandiram completamente e antes das folhas verdadeiras aparecerem. São cuidadosamente colhidos logo após o estágio de broto, e antes do estágio de baby leaf.
    Os microverdes possuem algumas vantagens sobre as outras categorias de vegetais comestíveis. Nesta fase, as plantas estão carregadas de nutrientes e antioxidantes e como nossos microverdes são vendidos mantendo as plântulas vivas, todo o valor nutricional é mantido até o momento do consumo.


    QUALIDADES NUTRICIONAIS DOS MICROVERDES
    Estudos realizados nas últimas décadas demonstram que os antigos ditados “Nós somos os que comemos” e “Comida é o Melhor Remédio” são verdades comprovadas. Nem sempre nossa dieta provê ao corpo todos os nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes que precisamos para sermos saudáveis.
    Um dos primeiros estudos relacionados ao conteúdo nutricional dos microverdes foi realizado por um time de especialistas na Universidade de Maryland e seus resultados foram publicados em 2012. Os pesquisadores avaliaram a concentração de vitaminas e carotenóides em 25 microverdes. O estudo concluiu que os microverdes contém maior valor nutricional que as plantas adultas equivalentes. Por exemplo, microverdes de Repolho Roxo contém 6 vezes mais vitamina C, 40 vezes mais vitamina E e 69 vezes mais vitamina K que um repolho roxo adulto.
    Microverdes contém nutrientes que são importantes para os olhos, pele, ossos, digestão saudável, redução de inflamação, prevenção de doenças cardiovasculares, para fortalecer o sistema imunológico, entre outros. Podem ser consumidos vivos, ou em sucos.
    Então, da próxima vez que você comer um microverde MightyGreens, além de desfrutar dos fantásticos sabores, você estará dando também uma injeção de nutrientes ao seu corpo.


    COMO ARMAZENAR OS MICROVERDES?
   Os microverdes são muito sensíveis. Eles devem ser mantidos refrigerados entre 5°C e 10°C (temperatura de geladeira) e devem ser mantidos longe da serpentina e saída de ar da geladeira (onde é mais frio e as folhas podem queimar) e as folhas devem ser mantidas secas (a umidade também queima as folhas).
    Eles devem ser mantidos na embalagem original até o final do consumo. A embalagem foi desenvolvida para manter as propriedades dos microverdes por no mínimo 10 dias após a colheita, tendo sido mantidas as condições ideais no transporte e armazenamento.
    Não é preciso adicionar água. Para os produtos plantados em fibra de coco, caso a embalagem permaneça aberta por muito tempo, é possível que o substrato (o tapetinho de fibra de coco que sustenta a planta) desidrate. Caso perceba isso, uma colher de sopa de água filtrada embaixo do tapete (sem molhar as folhas) deve ser suficiente para manter o vegetal vivo até o consumo. No caso de produtos plantados no substrato (gelatina) de algas, nenhuma manutenção é necessária.


    AS VEZES APARECEM UNS "PELINHOS" BRANCOS NA PARTE DE CIMA DO TAPETE. O QUE SÃO?

    Os "pelinhos" brancos que aparecem em cima do tapete, junto as sementes, são pêlos radiculares. São pequenas raízes saindo de sementes que tiveram a germinação atrasada e estão buscando umidade. Estes "pêlos" são seguros para consumo.

    É PARA PLANTAR?
    Os microverdes MightyGreens da Fazenda Urbana foram cuidadosamente cultivados para consumo.
    Cada caule que você vê na embalagem tem capacidade para gerar um vegetal adulto. Se toda a embalagem fosse plantada ao mesmo tempo, cada caule/planta individual iria concorrer com as plantas ao lado por nutrientes, luz, água e espaço e como a densidade de sementes é muito grande em nossos produtos, as plantas iriam acabar sufocando umas as outras.


    SE EU CORTAR, ELAS CRESCEM DE NOVO?
     Não. Como usamos somente a reserva energética das próprias sementes e não usamos nada além de água pura filtrada e condições ambientais perfeitas - nem mesmo fertilizantes - uma vez que a planta é cortada, dificilmente ela irá crescer novamente.


    QUAL SUBSTRATO VOCÊS USAM?

    No início de 2017 depois de muita pesquisa, desenvolvemos um substrato de fibra de coco com as características que precisávamos junto ao nosso fornecedor aqui no Brasil - Coquim. Esse produto está disponível para todos os produtores. Um ano depois começamos outra pesquisa para desenvolver um substrato a base de algas, usando também produtores locais. Hoje nossa linha está quase toda nesse substrato a base de algas, que é  99% feito com água filtrada, é grau alimentício (food grade) e se desfaz na natureza em poucos dias deixando zero resíduos. Sim, não usamos terra. Não há poeira, nem insetos, nem nenhuma surpresa desagradável em nossos produtos. Nosso ambiente de cultivo é limpo e nossos substratos não tem químicas desagradáveis e são seguros.

    PORQUE NÃO USAM TERRA?

    Temos diversas razões para não usarmos terra. O primeiro motivo é que como decidimos que queríamos mandar os vegetais vivos para os consumidores, o uso de terra seria insustentável e traria diversos riscos para a produção, para o mercado e para os consumidores. Na parte da sustentabilidade, teríamos que tirar terra fértil de algum local, e enviar para os consumidores. Essa terra depois poderia ser usada em vasos e jardins nas casas e apartamentos dos consumidores, mas existe um limite de espaço na maioria das casas. E descobrimos que boa parte seria enviada para aterros sanitários. Outro ponto que afeta a sustentabilidade, é o peso maior das embalagens com terra, que afetaria os custos de frete e as emissões de CO². No lado dos mercados, receber produtos vivos para consumo armazenados com terra é um pesadelo, pois basta um cair no chão que além da logística de limpeza, há perda de produto. No lado do consumidor, além do peso maior para carregar em bolsas, há o risco do produto virar na bolsa, perder o produto e ainda sujar de terra todo o resto das compras. No lado da produção, somos uma fazenda vertical, o uso de terra comprometeria o funcionamento dos sensores, válvulas e solenóides, além de ser bem mais difícil manter tudo esterilizado com o uso de terra.  


    POSSO COMER TUDO? INCLUSIVE AS RAÍZES?
   Sim. Toda a planta! Como não há nada além de água super filtrada tocando as raízes, não há contaminantes nem terra. Neste estágio, as raízes não são fibrosas e também tem o sabor do vegetal. Além disso, ao consumir as plantas sem cortar as raízes, você consome um alimento vivo, com todo o valor nutricional e antioxidantes.


    SEUS MICROVERDES SÃO VIVOS?
   Vivinhos da silva! Eles são cuidadosamente colhidos e embalados para que você consuma um alimento vivo em casa. Cada produto passa por um rigoroso controle de qualidade antes da entrega, para garantir que somente os melhores produtos saiam da fazenda para você! Fazemos assim porque produtos cortados perdem valor nutricional, oxidam e apodrecem em poucos dias.


    E A FIBRA DE COCO? TAMBÉM POSSO COMER?
    Não. A fibra de coco está ali para dar base às plântulas, mas são extremamente fibrosas e sem valor nutricional. Elas podem ir direto para o lixo orgânico, composteira ou podem servir para ajudar a sustentar as raízes das orquídeas nas árvores.

    E O DE ALGAS?

    Esse substrato novo, um "colágeno vegano" a base de algas, é comestível (grau alimentício), aumenta o tempo de prateleira (validade) dos produtos e permite que eles fiquem armazenados por mais tempo nas geladeiras diminuindo o desperdício. É 100% biodegradável e compostável (100% a base de algas) e sem sabor.
    

    E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS PRODUTOS VIVOS E UM VEGETAL CORTADO?
   Microverdes vivos vão além do papel de enfeitar pratos. Eles se tornam ingredientes ativos nos pratos e na alimentação saudável por causa do sabor acentuado, textura crocante, cores vívidas e incrível valor nutricional mantido até o momento do consumo. Como estão vivos, os microverdes MightyGreens da Fazenda Urbana também tem maior durabilidade, evitando desperdícios comuns em vegetais cortados.


    QUERO VISITAR. POSSO?
    Sim. Temos uma unidade de produção de cogumelos aberta a visitas no Rio de Janeiro, dentro do supermercado Zona Sul Santa Mônica, que fica localizado na Av. das Américas 8.888, Barra da Tijuca. Fique a vontade para visitar, tirar fotos e postar nas redes sociais com a hashtag #mightygreensdobrasil que iremos fazer um repost em nossas redes! Venha com as crianças e divirta-se!


 

Tem mais perguntas? Mande um e-mail para:
fazendeiro@fazenda-urbana.com